sexta-feira, 21 de agosto de 2009



1- Apresentação

Desde pequenos, ouvimos nossos pais dizendo que temos de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescermos fortes e saudáveis. Sentindo a necessidade de estimular nossos alunos de uma forma lúdica e atraente, fomos buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo fomos movidos pela vontade de fazer o melhor. E pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.

2. JUSTIFICATIVA

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupões a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, elaboramos este projeto.

3-OBJETIVOS GERAL:

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

- incentivar os bons hábitos alimentares;

- conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

- identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

ESPECÍFICOS:

- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;

- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;

- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;

- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;

- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;

- Valorizar o momento reservado à alimentação.

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