sexta-feira, 4 de março de 2011

ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA FIGUEIRÓ DE OLIVEIRA

MARCIA CRISTINA MONTEIRO MORAES

MARIA SONIA GOMES DA CRUZ RODRIGUES

ERA UMA VEZ...

BATAYPORÃ-MS

2010

ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA FIGUEIRÓ DE OLIVEIRA

MARCIA CRISTINA MONTEIRO MORAIS

MARIA SONIA GOMES DA CRUZ RODRIGUES

ERA UMA VEZ...

Projeto de ensino apresentado na

Escola Municipal Benedita Figueiró

de Oliveira, realizado no pré I e pré II

da Educação Infantil.

BATAYPORÃ- MS

2010

PROJETO DE ENSINO

1-IDEALIZADORA DO PROJETO:

Márcia Cristina Monteiro Moraes

Maria Sonia Gomes da Cruz Rodrigues

2- PROFESSORAS PARTICIPANTES:

Geszane Giacomini

Melry Silvana Sãovesso Farias

3- COORDENADORA PEDAGOGICA:

Adriana Aparecida Calizotti Costa

4- DIRETORA:

Vanda Lucia Takahashi

5- LOCAL:

Batayporã

6- TEMA:

ERA UMA VEZ...

7-INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA NO PROJETO:

Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira

Crianças

Família das crianças

8- LOCAL:

Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira

9- INICIO:

07/06/2010

10- TÉRMINO:

30/11/2010

11-INTRODUÇÃO

A infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de lerem, deste pequeno. De acordo com os RCNEI:

“A criança que ainda não sabe ler convencionalmente pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que não possa decifrar todas e cada uma das palavras. Ouvir um texto já é uma forma de leitura.”

É necessário mostrar às crianças que o ato de ler além de poder ser usado como obtenção de informações pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.

Este projeto foi pensado especialmente para as turmas do pré I e pré II, pois essas crianças já estão próximas a entrar na escola de ensino fundamental de vivenciar esse momento mágico que estimule o hábito e o interesse pela leitura.

Sabemos que o momento mais propício para o desenvolvimento de uma criança são seus primeiros anos de vida. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos desejados pelos adultos.

Podemos, então, inferir que o gosto pela leitura de livros literários possa ser introduzido na vida das crianças desde sua tenra idade. Durante os primeiros anos (antes de ser alfabetizada) a criança ainda não poderá ler, mas poderá ouvir histórias, ver seus parceiros manuseando livros, ela pode folhear livros, e ler através das gravuras, através deste contato com o mundo da leitura e o gosto pela mesma pode ser estimulado desde a Educação Infantil.

Através da linguagem oral e escrita a criança amplia suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. È através da linguagem que a criança desenvolve o seu papel importante para a formação de sujeito, para interagir com as outras pessoas, e também na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.

O Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil nos deixa bem claro:

“A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.”

12- OBJETIVOS

12.1 Objetivos gerais

Oportunizar a criança momentos prazerosos e lúdicos nesta faixa etária que irá introduzir na vida dessa criança o gosto pela leitura e dar uma visão ampla de mundo. Ter acesso à boa literatura é dispor de informação cultura que alimenta a imaginação.

12.2 Objetivos específicos

Este projeto tem como objetivos centrais:

· Estimular o gosto pela leitura desde a Educação Infantil;

· Promover momentos de cotação de histórias;

· Dar oportunidade às crianças criarem suas próprias histórias;

· Estimular as crianças a manusear o livro com muito cuidado;

· Oportunizar compreensão e interpretação das histórias lidas;

· Estimular a oralidade e ampliar o vocabulário das crianças;

· Recontar as histórias infantis;

· Proporcionar momentos de manuseio de livros;

· Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas;

· Desenvolver nas crianças através da cotação de histórias o raciocínio lógico;

· Dar a criança oportunidade de visão ampla do mundo através da leitura;

· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;

13- METODOLOGIA

Para alcançarmos os objetivos propostos, fizemos um levantamento bibliográfico e um aprofundamento teórico a fim de construir atividades que estimulassem o hábito e o interesse pela leitura e que se desenvolverão de maneira gradativa, buscando cativar e atrair as crianças para terem uma maior proximidade e intimidade com “o mundo da leitura”. Todas as atividades acontecerão em um ambiente onde as crianças deverão ficar a vontade, sentadas no chão em círculo. O tempo estimado para cada atividade será de 50 minutos aproximadamente. (tempo previsto: durante todo o desenvolvimento do projeto). As crianças terão também uma ficha individual onde os pais estarão preenchendo o livro que leu e se gostou ou não da leitura.

Os pais receberão uma ficha, para autorização da imagem de fotos do filho no blog, caso não aceite as fotos não será divulgado, no momento também terão o endereço do blog para acessar e acompanhar

Para a abertura do projeto já está convidado o professor Fernandes de Nova Andradina e seu grupo teatral para a apresentação da peça Peter Pan que será apresentada no CCI (Centro de Conviver do Idoso) aqui em nossa cidade.Todas as atividades propostas serão desenvolvidas de maneira prazerosa para que possa chamar a atenção da criança nunca fugindo do tema. Ao trabalhar com fantoches serão utilizadas histórias bem animadas e do interesse das crianças, e depois as mesmas poderão manusear os fantoches e criar as suas próprias histórias.

As crianças terão acesso os mais variados livros de literatura infantil, podendo assim, manusear, ler gravuras e até mesmo contar as histórias através das gravuras para os demais amigos fazendo coma que a oralidade seja desenvolvida entre os pequenos. Aquelas que têm acesso a livros em suas casas poderão trazer para que possa interagir com os amigos o momento da leitura.

Com o uso de cartazetes serão contadas as histórias dando a criança a noção de raciocínio lógico e também de seqüencia, os pequenos que farão a locução do texto oral. As crianças farão a interpretação das histórias lidas e contadas através do desenho, e também oralmente, seguindo esse raciocínio a professora começa a história e a criança continua um de cada vez.

Na medida do possível será confeccionado com as crianças um livro por mês, com desenhos criados por elas mesmas, com dobraduras, com desenhos já imprimidos para que as mesmas só pintem outro com recorte e colagem de revistas jornais etc. A leitura comunitária e a mala viajante é o ponto principal do projeto onde terá a participação da família nesse momento tão importante na vida escolar da criança, onde ela sentirá honrada com a presença da mãe ou do pai nas atividades extras escolares em que os pais estarão interagindo com o se filho (a) no desenvolvimento intelectual, emocional e psico desse pequeno ser que futuramente terá uma educação de sucesso.

O avental de história é mais um dos recursos que deixe os pequenos fascinados pelos personagens ali representados dando a elas um leque de imaginação muito positiva, eles conseguem sentir a emoção e a dor dos personagens das historias Através da dramatização as crianças consegue entender melhor as histórias e também vivenciar o momento de cada personagem ali representado, tanto dramatizado por elas como por outros

Com o uso da tecnologia será disponibilizado as mais variadas histórias infantis com efeitos deslumbrantes para que as crianças conheçam mais esse recurso sendo que muitos da nossa clientela não têm acesso a computador e nem internet.

Será de práxis uma história diferente por dia em nossas aulas para que as crianças ampliem o seu conhecimento, a sua oralidade, no que diz respeito á histórias infantis poderão se lida pelo professor, ou contada pelo um pai (família) da criança, pela coodernadora da escola, ou outro professor não participante do projeto, ou ouvida através do som por meio de CDs.

Será mostrada para as crianças a vida e a obra de alguns autores mais conhecido do mundo infantil. Queremos que todas as atividades desenvolvidas em ambiente escolar sejam fotografadas e filmadas para que os pais possam ter conhecimento de como esta sendo trabalhado com os seus filhos. Pediremos para aquele pai que dispõe desses recursos que faça o mesmo no momento da leitura com o seu filho (a). Juntamente com essas atividades será feito o portfólio para registrar esses momentos de grandiosidade de nossas crianças.

E para fechar com chave de ouro esse riquíssimo projeto será feito um Baile das Princesas aonde as crianças irão vestidos a caráter, isso é, como as histórias em infantis, e nesse momento será exibido tudo que aconteceu durante o projeto através do data show para conhecimento de todos ali presente.

As crianças em data oportuna farão uma visita a biblioteca da cidade para conhecer e interagir com os livros infantis,e será feito contato com as editoras com a finalidade de adquirimos livros para as crianças, e dependendo do número de livros faremos de tudo para que possamos dar o primeiro passo para a formação de uma biblioteca para a Escola.

14- JUSTIFICATIVA

Percebe que muitas das nossas crianças não têm acesso a leitura, muitos por seus pais trabalharem fora e não ter ¨tempo¨ para o momento da leitura juntamente com os seus filhos ficando só a cargo da escola, foi onde pensando em desenvolver esse projeto, para que os pais estejam mais engajados na educação e formação de seus filhos.

Sabemos que a educação muda a maneira de pensar, de agir de um povo (nação) e com esse intuito é que estamos engajados nesta tarefa importante e dar as nossas crianças a oportunidade de gostar de ler desde o começo da sua vida escolar.

E diante de uma sociedade moderna em que estamos vivendo onde as crianças têm pouco contato com os pais, isto é, por motivos de trabalhos ou sobrecargas desmasiadamente sobre os responsáveis da família o tempo para a criança tem ficado para o segundo plano, sendo que os pequenos vão crescer e futuramente alguns sentirão a falta desse momento de aconchego dos pais, e a escola na pessoa dos professores e coordenadora, vemos essa ausência e queremos que a família participe mais ativamente da educação das crianças mesmo sendo nos primeiros anos de sua vida escolar. É que propomos esse projeto em que os pais (família) terão uma participação especial com os seus filhos (a).

15- AVALIAÇÃO

Será através do desenvolvimento cognitivo e da capacidade de compreensão interpretação da leitura, da valorização das diversidades de culturas e a autoconfiança e mudanças de comportamento em relação ao convívio com o grupo em que está inserido.

16- CONCLUSÃO

Almejamos que ao final desde projetos as crianças que são as protagonistas desta educação possam ter visão ampla do mundo, tenha prazer pela leitura e afinal tenha o gosto pelos estudos e perceba o valor de uma educação de qualidade. Que possam contagia a escola e comunidade em que vive pelo prazer em ler.

Queremos que nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias até o fim não seja obrigação, mas sim uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.

Este projeto é uma forma de trabalho que possibilita o intercâmbio entre casa & escola, de uma maneira lúdica, porém eficaz.

17- RECURSOS:

-DVD/Televisão /CDs/Data Show/Retro Projetor/Computador/Internet/Roupas para representar os personagens/Livros Infantis/Câmara digital/Filmadora/Revistas/ Jornais/Mala para guarda os livros/visita a biblioteca da cidade/ Sala de Leitura/ Avental de história/ Cartazetes/Papéis para a confecção dos livros/ lápis de cores/ giz de cera/ cola/ tesoura etc.

18- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil vol. 3 (2002).

Revista Nova Escola.

Portal do Professor.

ATIVIDADES

As atividades foram escolhidas conforme a faixa etária das crianças:

· FANTOCHE- as atividades com fantoches serão contadas com entonação de voz criando a diferenciação dos personagens e chamando a atenção das crianças para essa diferença. Após a apresentação mostrar as crianças que as histórias podem ser encontradas em livros, e deixá-las manusear os mesmos para que possam recriar as histórias.

· LIVRO- a história será contada através de livros ricos em gravuras, e antes de trocar de página o professor deverá questionar com as crianças o que elas acham que acontecerá na próxima página, estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra.

· GRAVURAS- deverão ser confeccionadas placas com gravuras que estabeleçam uma lógica de continuidade entre elas. As placas serão apresentadas uma de cada vez ao grupo de crianças e as mesmas farão a locução do texto oral a partir das gravuras que vêem. O professor não irá contar a história, as crianças é que contarão através das gravuras.

· PRODUÇÃO INDIVIDUAL DE HISTÓRIA- a professora deverá contar uma história (com entonação e utilizando o livro) para as crianças, em seguida deverá pedir a elas que passem para o papel através de seus desenhos. A professora deverá estimular e valorizar as produções das crianças.

· PRODUÇÃO ORAL COLETIVA DA HISTÓRIA- a professora deverá iniciar uma história oralmente (uma história que não seja conhecida pela criança, ou uma fictícia) e uma de cada vez irá dar continuidade à história, assim cada criança deverá prestar atenção na continuidade que o colega deu para que possa construir a história a partir do ponto em que parou (poderão ser colocados novos personagens na história, mudança de eventos e outros). A professora deverá transcrever a história produzida pelas crianças e depois contá-las a elas. Pode ser sugerido que as crianças façam ilustração da história.

· CONTATOS COM LIVROS- assim como as outras atividades, a professora deverá contar uma história com um livro, e apresentar às crianças outros livros, contar-lhes seus títulos e deixá-las manusear os livros, tentando ler as histórias. A atividade poderá ser desenvolvida em um primeiro momento individualmente, e depois em duplas cada criança contará a história a seu parceiro, utilizando a leitura que faz das imagens.

· CONFECÇÕES DE LIVROS- os alunos deverão confeccionar um livro, através de uma história sugerida pelo grupo, através de desenhos e dobraduras.

· LEITURA COMUNITÁRIA- as crianças estarão revezando entre elas e a cada quatro dias aproximadamente estarão levando para casa uma mala onde contém livros para que toda sua família possa ler juntamente com ela e preencher a ficha de leitura onde colocará alguns requisitos necessários para compreensão da leitura;

· AVENTAL DE HISTÓRIA- serão utilizados aventais para contagem de histórias com todas as etapas, incentivando a criança a contar e criar novas histórias a partir das gravuras;

· DRAMATIZAÇÃO- serão desenvolvidas dramatizações com os alunos com ou sem os vestuários próprios para a história, incentivando-os a dramatizar na escola, em casa ou mesmo em lugares públicos com partipações especiais;

· DRAMATIZAÇÃO COM RECURSO TECNOLÓGICO- As dramatizações serão realizadas pelos alunos e após as professoras criarão através das fotos histórias em quadrinho acrescentando nos balõezinhos as falas dos personagens;

· VIDA E OBRA DO AUTOR- Fazer explanação com os alunos da vida e obra de alguns autores mais conhecidos;

· MALA VIAJANTE- A crianças estarão levando para casa uma mala na qual estará cheia de livros para que fique com ela por aproximadamente três dias, onde terão a oportunidade de estar junto aos pais lendo e vivenciando momentos descontraídos junto à família;

· UMA HISTÓRIA POR DIA- Em sala de aula os alunos terão a leitura de uma história diferente todos os dias, levando-os a obter o hábito pela leitura e aprender a apreciá-la;

· Dramatização pelos professores participantes do projeto e com alguns convidados especiais.

· Teatro apresentado pelo professor Fernandes e seu grupo.

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